A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO FÍSICA, COMO SEMPRE__

Aqui no meu município após 6 meses sem pode abrir as academias, sem ter aulas em studios ou aulas coletivas, agora que está voltando a liberar para funcionamento.

Muitas academias estão voltando as suas atividades agora.

Algumas pessoas estavam treinando nas suas casas, com ou sem acompanhamento profissional. Outras, na sua grande maioria não estavam fazendo qualquer exercício físico.

Recentemente eu vi uma postagem de um personal trainer que fez a seguinte pergunta para seus alunos em uma live:

 “Com o retorno das academias você continuaria treinando em casa ou retornaria para a academia ou sua aula coletiva? ” 

Muitas pessoas disseram que estão treinando em casa, mas que pelo fato de não ser o ambiente ideal voltariam para a academia e para suas aulas como antes estavam fazendo.

É fato é que mesmo aquelas que estavam treinando no ambiente da sua casa, ou aquelas que não estavam treinando, vão precisar voltar para a sua rotina, vão precisar voltar a fazer aquilo que faziam antes. 

O que eu quero chegar e falar com você é o seguinte: 

O seu aluno, o seu cliente ou qualquer pessoa que estará retornando para um outro ambiente para praticar qualquer exercício físico, precisa de uma orientação profissional, e claro, precisa passar pelo processo de avaliação física.

Não tem como essa pessoa voltar a realizar suas atividades como antes.

Como eu falei que aqui na minha cidade ficamos mais de 6 meses parados, imagina por exemplo se aquela pessoa retorna para uma academia e volta a fazer os exercícios físicos buscando da mesma forma que quando parou? 

Você deve ter o entendimento dos princípios de treinamento, e um desses princípios é o princípio da continuidade. 

Eu falei que grande parte das pessoas ficaram quase 6 meses sem treinar.

E dentro desse princípio 4 semanas de interrupção de trabalho você já deve iniciar todo o trabalho novamente, e isso envolve também passar por um processo de avaliação física. 

Você não sabe o que aconteceu com essa pessoa nesse período, as vezes ela ficou em casa trabalhando na maior parte do seu tempo sentada em um sofá, na sua cama de uma forma que prejudicou a sua postura por exemplo e que se ela voltar a fazer um exercício sem ter esse cuidado prévio pode aumentar o seu grau e levar até uma lesão.

Eu quero que se você não está tendo esse cuidado passe a começar a ter agora.

Comece a aplicar os princípios de treinamento, comece a mostrar para o seu aluno que as coisas funcionam dessa maneira, mostre que você quer garantir os resultados para ele de forma mais rápida e se ele não seguir estará prejudicando esse processo. 

É de fato que esse momento de pandemia pegou muita gente de surpresa e muitas pessoas começaram a seguir dicas de pessoas na internet, muitas vezes de pessoas que nem são profissionais, que não tem um cuidado com a individualidade biológica, que passam exercícios sem se preocupar com o estado atual dessa pessoa. 

Não digo que as redes sociais prejudicam, se você souber usar ela ao seu favor é de grande ajuda na sua carreira profissional, mas é fato que nós não podemos acreditar em tudo que aparece nas redes sociais, e você deve demostrar isso para o seu aluno, mostrar que existe muitas Fake News de treinamento e você como profissional é aquele que pode passar o treinamento ideal. 

Eu classifico fake News do treinamento aquele que é feito por uma pessoa que não tem nada a ver com a área do movimento, que não é um profissional de educação física, mas faz o seu treino e ainda consegue influenciar outras pessoas a praticar esses treinos.

Mais uma vez deixo claro que não sou contra a divulgação dos trabalhos, tem lugar para todo mundo e cada um está correndo atrás dos seus ganhos, mas não pode ser da maneira errada.

Você que realmente é um profissional capacitado ou mesmo está buscando a sua capacitação, não pode perder espaço para essas pessoas. Se você for prescrever qualquer exercício físico não deixe de ter esse cuidado, não seja igual os outros, demonstre que você tem o conhecimento e se preocupa com seu aluno.

Dê a sua orientação de forma adequada.

E como eu sempre digo, é fundamental o entendimento do processo da avaliação física e prescrição de exercício, pautados sempre no conhecimento teóricos e práticos, dos princípios do treinamento, das variáveis e das valências físicas necessárias para alcançar um resultado em excelência com um programa de treinamento.

O exercício físico é muito importante, mas sempre em conformidade com o objetivo de cada aluno, e só com seu toque profissional que ele vai conseguir ter um resultado satisfatório, uma vida saudável, elevar a sua qualidade de vida que é o que todo mundo quer.

Um abraço.

Autor: NINO SEVERIANO

Graduado em Educação Física Bacharelado e Licenciatura Uni-bh; Pós Graduado em Treinamento Desportivo IBE/FACEL; Especialista em Esportes e Atividades Físicas Inclusiva para Pessoas com Deficiência UFJF; Especialista em Mídia na Educação UFSJ, Palestrante de temas relacionado com Atividade Física, Saúde e Qualidade de vida APLICAÇÃO 100; Programa RWMO Metodologia aplicada à Resultados com Movimentos; Consultor e Assessor Esportivo, Ex-Atleta de Futebol, Preparador Físico e Treinador de Futsal e Futebol; Ex-Supervisor Geral das categorias de base do América Futebol Clube-MG; Inovador dos Métodos de Testes, Medidas e Avaliações personalizadas e coletivas, Ex-Coordenador de Educação Física da Rede Municipal de Educação de Vespasiano-MG; Ex-Coordenador de Esportes da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Vespasiano-MG; Ex-Coordenador da Escola de Esportes Lagoa Santa/NSED, Ex-Preparador Físico da Equipe de Futebol Profissional do Minas Boca de Sete Lagoas/MG; Comentarista de futebol convidado Rádio CBN/Globo FM 106.1/AM1150 cbn.com.br/; Ex-Secretário de Cultura e Turismo de Santa Luzia, Minas Gerais; Consultor de Marketing digital e Customer Hero; Diretor presidente da NSEDaplicação100.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.