Desde quando nascemos aprendemos alguns conceitos que são fundamentais para nossa existência, uma base fundamental para que possamos realmente conviver em sociedade no nosso meio social, e isso é de suma importância para as nossas ações.
E no nosso meio profissional não é diferente:
Existem os conceitos básicos que são fundamentais para o fazer profissional por exemplo: hoje eu vejo muitos profissionais até mesmo alguns dinossauros da área da educação física, eu classifico como dinossauro os profissionais, alguns professores de educação física da velha guarda ainda na ativa e outros aposentados e ainda assim estão aí justificando as suas teorias.
O que é atividade física? O que é exercício físico?
Como se fosse uma coisa de outro mundo, e tão simples assim justifica-se que a atividade física é diferente do exercício físico.
Falar dos conceitos, não demonstrando na prática.
O que significa? Uma coisa ou outra?
Outra situação, colocam-se em dúvida a situação da performance do profissional relacionando a sua atuação com o espaço físico onde ele está atuando.
Por exemplo: Uma academia dividida por metro quadrado onde o professor, possa atender os seus clientes seus alunos para que ele realmente consiga os seus resultados em excelências, com a sua prescrição de exercício.
Muitos profissionais não conseguem os resultados ou entregar os melhores resultados devido ao espaço físico propriamente dito nesse sentido.
Como eu disse, aprendemos através dos conceitos que nos é passado, que são básicos e quando são básicos são a base que vai fundamentar as ações.
Agora para que as ações sejam satisfatórias você precisa realmente colocar em prática todos os conceitos que você realmente está aprendendo um exemplo básico sobre isso é fala da nossa mãe sobre os cuidados: olha com quem você anda, e cuidado com quem você anda isso irá determinar, quem será você de verdade.
Na realidade isso é um conceito, mas para você ter cuidado você tem que realmente colocá-lo em prática, onde você vai saber com quem você está andando se é a pessoa adequada para o seu convívio social.
Na sua atuação profissional como professor de educação física profissional de educação física não importa a área ou local que você vai atuar é importante que você consiga entender realmente os conceitos básicos, que vai fazer diferença quando você colocar em prática.
Por exemplo quando fala que a atividade física é diferente de exercício físico é muito fácil essa colocação.
Agora, o conceito da atividade física, que é todo movimento corporal que vai elevar o gasto calórico do indivíduo acima do seu nível de repouso, que pode ser proposital ou não proposital, orientada ou não orientada então ela tem a sua classificação e os objetivos na prática.
A partir do momento que você entende esse conceito, você vai transformar em exercício físico.
Agora qualquer movimento que o indivíduo faz desde lavar um carro, varrer uma casa, lavar uma louça é atividade física a partir do momento que vai programar isso passa-se exercício físico.
Então, se ele não e está fazendo isso, de uma forma ou de outra vai fazer. Quando ele começar a gastar energia, então é base de você colocar a sua ideia; mas como que isso é determinado na prática?
Eu tenho uma frase que caminha comigo desde quando eu iniciei meus estudos, e lá no meu TCC eu defendi essa base essa ideia, e depois nas minhas pós-graduações sempre que eu vou defender uma tese eu coloco essa frase ela caminha comigo há muito tempo. A teoria sem a prática é blá blá blá e a prática sem teoria é ativismo.
Então todos os conceitos que você recebe que eu disse que é base fundamentada até mesmo para a nossa existência, ele só vai fazer a diferença para você, atuando na prática, pega essa chave!
Mesmo um conceito que possa estar errado, você precisa colocar na prática para você corrigir o erro e validar o acerto isso é metodologia.
Para isso, existe um processo que vai sistematizar méritos e valores através dos padrões que você vai colocar na prática para mensurar se realmente deu certo ou está dando certo ou não; é um processo avaliativo então todo conhecimento pode ser transformado em sabedoria quando você aplica na prática e faz a avaliação dele.
Esse é um sentido que a teoria e a prática caminham juntos é de fundamental importância quando você fazer uma crítica, um julgamento em determinada situação na sua área de atuação profissional.
Como profissional de educação física é importante você conhecer os conceitos básicos que permeia a sua área de atuação como a atividade física aeróbia e anaeróbia, a frequência cardíaca, a pressão arterial, o vo2 máximo, os princípios e as variáveis de treinamentos e por aí vai…
O conhecimento dos conceitos facilitará para você prescrever o melhor exercício para o seu aluno cliente.
Simplesmente se você vai falar que o indivíduo está com sobrepeso, obeso você tem que ter entendimento do que é a obesidade como é classificada saber da composição corporal o índice massa corporal, do metabolismo energético; mas você não vai falar isso somente na teoria você tem que demonstrar na prática, você precisa para isso fazer o processo de avaliação física para determinar, indicar a composição corporal desse indivíduo.
Mesmo que você está analisando visualmente, para você colocar o seu julgamento, justificar sem os dados não é real, é inaceitável.
É preciso ter o entendimento de todo o processo e que a teoria e a prática andam juntos.
Os conceitos básicos são de fundamental importância para que o profissional de educação física tenha esse entendimento que ele possa aplicar na prática.
Você vai falar que o indivíduo precisa ter um condicionamento físico; então, porque que ele precisa se condicionar fisicamente?
O processo de avaliação física é a base de tudo que você precisa para prescrever os exercícios, ele é o porquê na sua atuação profissional.
Esse porque, ele pode ser demonstrado na prática e vira cientificidade.
Você não vai estar jogando conversa de qualquer jeito então é importante conhecer os conceitos básicos fundamental para o seu fazer profissional em todos os sentidos.
E simplesmente fazer uma crítica falado do problema e não tendo a solução, aí sim que é o problema.
Então foque na solução e não no problema e conte comigo, estamos juntos.