Afinal alongamento antes ou depois___?

EXISTEM MUITOS ACHISMOS NO MEIO PRINCIPALMENTE POR PARTE DE ALGUNS PROFISSIONAIS SOBRE O ALONGAMENTO E TEMOS RECEBIDO A PERGUNTA ALONGAMENTO ANTES OU PÓS EXERCÍCIOS?

EU DIGO QUE:

O AUMENTO DA FLEXIBILIDADE ARTICULAR É FREQUENTEMENTE UM COMPONENTE DOS PROGRAMAS DE TREINAMENTO PARA PESSOAS COMUNS E DE ATLETAS PARA UM DETERMINADO TIPO DE ESPORTE.

Vamos lá!

Aumentar ou manter a flexibilidade envolve o alongamento dos tecidos colágenos, particularmente dos ligamentos e músculos, que limitam amplitude dos movimentos (ADM) de uma articulação.

Várias técnicas de alongamento destes tecidos podem ser usadas, algumas sendo mais efetivas do que outras.

O alongamento pode ser feito tanto ativa quanto passivamente.

Pela força de tensão gerada pelos músculos do lado oposto da articulação,  ou da força aplicada por outro segmento corporal ou por outra pessoa para alongar os tecidos colágenos que atravessam a articulação.

E podem ser feitos tanto estática quanto balisticamente, utilizando no momento dos segmentos corporais para estirar a posição articular até ou além dos limites do ADM. 

Um procedimento efetivo e cada vez mais utilizado para aumentar ADM articular é a facilitação neuromuscular proprioceptiva baseada nas respostas dos órgãos tendinosos de Golgi nos tendões musculares.

E QUANDO ENTRAMOS NESSA QUESTÃO DE ALONGAMENTO ANTES OU PÓS EXERCÍCIOS?

O LANCE É:

A flexibilidade é um componente obrigatório no processo de avaliação física e prescrição de exercícios principalmente para verificar se o avaliado tem grau de encurtamento muscular, então ter esse entendimento para que o seu aluno/cliente tenha resultados satisfatório com a sua prescrição de exercícios é de fundamental importância, que ele precisa ter um grau ótimo de amplitude de movimentos para que consiga alcançar o seu objetivo e principalmente não tenha lesões com as atividades prescritas ou mesmo agrave algo encontrado no processo da avaliação física por exemplo.

Entao o alongamento passivo dos músculos, tendões e ligamentos, produzido por uma força de estiramento outra que não a tensão nos músculos antagonistas, (sem a contração do grupo de músculos antagonistas) pode ser aplicado com a ajuda de um auxiliar.

Alongamentos balísticos ou dinâmicos podem ser perigosos porque tendem a promover contração dos músculos que estão sendo estirados e o momento gerado pode conduzir os segmentos corporais além de seus arcos de movimentos normais e estirar ou romper os tecidos colágenos.

A facilitação neuromuscular proprioceptiva é uma técnica de alongamento efetiva baseada na evocação de reflexos.

O lance que o alongamento pode ser feito, antes durante e após os exercícios o que vai fazer a diferença nesse sentido é o seu entendimento e conhecimento transformando em sabedoria para aplicar na prática os exercícios; baseados no objetivo do seu aluno/cliente/atleta confrontando sempre os dados encontrados no processo de avaliação física com o objetivo dele para que os resultados sejam satisfatórios. 

Pega essa chave, segue esse rumo!

Autor: NINO SEVERIANO

Graduado em Educação Física Bacharelado e Licenciatura Uni-bh; Pós Graduado em Treinamento Desportivo IBE/FACEL; Especialista em Esportes e Atividades Físicas Inclusiva para Pessoas com Deficiência UFJF; Especialista em Mídia na Educação UFSJ, Palestrante de temas relacionado com Atividade Física, Saúde e Qualidade de vida APLICAÇÃO 100; Programa RWMO Metodologia aplicada à Resultados com Movimentos; Consultor e Assessor Esportivo, Ex-Atleta de Futebol, Preparador Físico e Treinador de Futsal e Futebol; Ex-Supervisor Geral das categorias de base do América Futebol Clube-MG; Inovador dos Métodos de Testes, Medidas e Avaliações personalizadas e coletivas, Ex-Coordenador de Educação Física da Rede Municipal de Educação de Vespasiano-MG; Ex-Coordenador de Esportes da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Vespasiano-MG; Ex-Coordenador da Escola de Esportes Lagoa Santa/NSED, Ex-Preparador Físico da Equipe de Futebol Profissional do Minas Boca de Sete Lagoas/MG; Comentarista de futebol convidado Rádio CBN/Globo FM 106.1/AM1150 cbn.com.br/; Ex-Secretário de Cultura e Turismo de Santa Luzia, Minas Gerais; Consultor de Marketing digital e Customer Hero; Diretor presidente da NSEDaplicação100.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.