Meu filho não consegue passar numa “Peneira” do futebol

Meu filho não consegue passar em uma peneira de futebol.
Esse é um problema da maioria dos jogadores que estão nas escolinhas de futebol e treinando sonhando em ser um jogador de futebol profissional.
Mas quando surge uma oportunidade de fazer uma avaliação em um clube de futebol não consegue passar e o pior quando essa avaliação é a conhecida culturalmente como a peneirada.
Sobre isso que eu vou falar com você como que o seu filho pode passar numa peneira de futebol.
Para que seu filho possa passar numa avaliação ele precisa treinar as qualidades específicas do futebol que são dividida em fases que eu chamo as qualidades de rumo para alta performance no futebol.
O primeiro passo: as fases do treinamento se o seu filho está na fase iniciante intermediário ou avançado.
Aqui já falo de avançado não quer dizer que para passar numa peneira de futebol o jogador precisa estar numa fase avançada.
Essa fase ela tem que estar sempre junto com jogador desde a categoria de base até o profissional.
Então um aluno ou jogador pode estar numa fase iniciante e ele consegue passar numa peneira.
Como assim você deve estar pensando se ele está iniciante?
Porque existem fatores que fazem com que o aluno atleta consiga passar numa peneira mesmo estando numa fase intermediária, avançado ou até mesmo iniciante.
Até o final você vai entender porque estou dizendo isso agora.
Segundo passo: o perfil do Atleta perfil do jogador perfil do seu filho como jogador.
Está relacionado com o físico, técnico, tático e psicológico.
Perfil físico o que se analisa o peso altura o Biotipologico, a idade biológica e a idade cronológica se está dentro do perfil físico do aluno atleta.
Perfil técnico a capacidade técnica do jogador, se desenvolve especificamente no futebol, o talento dele apurado e desenvolvido melhorado a cada dia conforme a sua posição dentro do futebol.
Perfil tático a capacidade tática, está relacionada com o seu posicionamento, a leitura de jogo o cognitivo a assimilação de conhecimento, de uma tarefa específica, a inteligência tática do jogo de futebol, conhecer o sistema de jogo que ele vai atuar em conformidade com a sua posição dentro do próprio jogo.
Perfil Psicológico: a capacidade psicológica do jogador, se seu filho tem uma capacidade concentração, de resolução de problemas tomada de decisão nesse momento o medo e a coragem caminham juntos principalmente numa situação de jogo, o medo de errar numa jogada, a coragem de acertar.
Tudo isso que eu falo aqui para você é treinável para que o jogador consiga passar numa avaliação a conhecida peneira.
Isso faz sentido e é muito importante.
Todos esses aspectos são treinaveis e isso faz a maior diferença no momento para avaliação.
O momento da avaliação da peneira, tem que acontecer pós uma pré-avaliação até que ele possa chegar nessa avaliação, se não for feito isso com certeza os resultados não serão os favoráveis.
A pergunta nesse momento é: está sendo trabalhado esse perfil com o seu filho no treinamento na escola de esportes ou fora dela sim ou não?
Eu creio que se seu filho não está passando ou não passou na avaliação do clube de futebol, ele não deve estar sendo treinado para passar.
Então agora vamos para o teste na agremiação desportiva no time de futebol profissional como todos falam e pode ser em qualquer que seja o time, principalmente dentro do país o Brasil tem várias equipes de Futebol de base e profissional.
Foi feito algum teste prévio na escola do seu filho ou onde ele está treinando para analisar esses parâmetros para ver se seu filho está pronto para ser apresentado para a peneira do clube afins? Mas eu quero dizer para você, antes de continuar que não existe ninguém pronto mas isso é assunto para o novo momento.
Vamos para o clube agora que ele irá fazer o teste.
No clube para marcar o teste a primeira coisa que eles vão te perguntar antes de escrever o seu filho para o teste é o perfil dele como atleta.
O perfil do seu filho e isso está relacionado com todos esses parâmetros que eu falei anteriormente.
A primeira coisa que eles vão querer saber é o perfil físico que é o principal para o teste dele.
Por que Nino?
porque as outras capacidades o clube entende que já que quer fazer o teste isso já foi trabalhado na escola, e vira na pergunta seguinte e durante o teste.
Agora o lance é o seu filho não consegue passar numa peneira.
E a pergunta agora é: quando você marca o teste você ou coordenador da escola do seu filho como que isso foi feito?
Existe um fator muito importante para passar numa peneira que na realidade a peneira é uma avaliação e para passar numa avaliação é importante estar preparado para aquela avaliação específica, nesse caso a peneira do futebol para o seu filho ingressar numa equipe de futebol de base para chegar no profissional.
Por exemplo você não consegue tirar uma nota boa numa avaliação de português se não estudar a matéria que vai cair na prova de português.
Se você quiser tirar boa nota nessa prova você tem que estudar português se você estudar matemática você não vai conseguir tirar boa nota na prova português.
Isso faz sentido para você.
Então o seu filho para ele passar em uma peneira, numa avaliação de um Clube primeiro passo é você saber qual o perfil de jogador que o clube está querendo nessa avaliação nessa peneira e isso já está determinado pelo clube.
Sabendo disso você vai entender desse processo e saber se seu filho está encaixado nesse perfil. Aí sim ele poderá passar nessa peneira simples assim.
Como Nino?
Passar na avaliação de português, você estuda português a matéria que você sabe que vai cair, para aquela prova. Para passar na avaliação do futebol, a matéria que seu filho tem que estudar, treinar o futebol e se você conhecer do que o clube está buscando como perfil naquela peneira naquela Avaliação, vai facilitar todo o processo.
Só que tem tem barreiras nesse meio aí, que nem todo mundo conhece desse processo, antes de marcar uma peneira.
Em uma peneira você não pode perder tempo com o seu filho em participar de peneiras se ele não está sendo aprovado.
O quê uma peneira faz?
Um exemplo quando você vai peneirar a areia a peneira separa as pedras da Areia no processo da peneirada da areia só passa areia as pedras ficam.
De repente nesse processo de peneirada que o seu filho não está passando ele está parando na peneira, porque ele é um diamante bruto uma pedra preciosa de maior valor.
Só que, essa pedra ela só terá valor quando for descoberta.
E se você como o pai crê nisso que seu filho é um diamante, que seu filho pode ser um jogador de futebol profissional.
Se ele sonha ser um jogador o que precisa fazer é lapidar esse diamante.
Por que o diamante ele é uma pedra e não areia, por isso que ele não passa na peneira entendi, isso faz sentido para você, sim ou não?
Infelizmente tem muitos diamantes que não foram descobertos devido ter que passar por um processo de peneira onde não seguia corretamente todo o processo que tem que ser feito.
Tudo isso que eu estou dizendo aqui pra você, tem relação com processo de formação e profissionalização no futebol, que eu atuo a mais de 20 anos nesse mercado.
Tem uma forma correta para passar nesse processo e não podem queimar etapas para ser aprovado.
E quando você conhece essa fórmula, que é uma metodologia pautada em estratégias e validada com certeza você vai conseguir os resultados para o seu filho, que nesse caso é passar numa avaliação em uma equipe profissional de base.
Porque todo sonho pode ser realizado.
Se pode sonhar pode realizar.
Vai para cima segue o rumo e segue a jornada.

Autor: NINO SEVERIANO

Graduado em Educação Física Bacharelado e Licenciatura Uni-bh; Pós Graduado em Treinamento Desportivo IBE/FACEL; Especialista em Esportes e Atividades Físicas Inclusiva para Pessoas com Deficiência UFJF; Especialista em Mídia na Educação UFSJ, Palestrante de temas relacionado com Atividade Física, Saúde e Qualidade de vida APLICAÇÃO 100; Programa RWMO Metodologia aplicada à Resultados com Movimentos; Consultor e Assessor Esportivo, Ex-Atleta de Futebol, Preparador Físico e Treinador de Futsal e Futebol; Ex-Supervisor Geral das categorias de base do América Futebol Clube-MG; Inovador dos Métodos de Testes, Medidas e Avaliações personalizadas e coletivas, Ex-Coordenador de Educação Física da Rede Municipal de Educação de Vespasiano-MG; Ex-Coordenador de Esportes da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Vespasiano-MG; Ex-Coordenador da Escola de Esportes Lagoa Santa/NSED, Ex-Preparador Físico da Equipe de Futebol Profissional do Minas Boca de Sete Lagoas/MG; Comentarista de futebol convidado Rádio CBN/Globo FM 106.1/AM1150 cbn.com.br/; Ex-Secretário de Cultura e Turismo de Santa Luzia, Minas Gerais; Consultor de Marketing digital e Customer Hero; Diretor presidente da NSEDaplicação100.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.