A MUSCULAÇÃO pode limitar a FLEXIBILIDADE?

Na preparação física, sem riscos e sem perda de tempo é importante conhecer as 14 qualidades físicas que eu chamo de 14 Qfs que devem ser treinadas para alcançar a alta Performanc

E vou falar de cada uma em cada vídeo no Instagram e no meu canal do YouTube ninoseverianorumo em cada episódio, então fique ligado (a)

Para você entender melhor e seguir bem esse projeto, eu falei da Preparação Física no vídeo anterior no Instagram, e se você não assistiu ainda? Assista, eu postei também no canal do YouTube.

Você pode assitir lá também, e aproveita e se inscreva no canal e ative o sininho que cada vez que eu postar um conteúdo novo você já vai ser avisado (a) e terá o acesso imediato.

Então, sobre as 14 QFs hoje eu vou falar sobre A FLEXIBILIDADE que é uma qualidade física evidenciada pela amplitude dos movimentos, das diferentes partes do corpo num determinado sentido e que depende tanto da mobilidade articular como da elasticidade muscular.

Os exercícios exigem um músculo estirado ou em extensão.

Que deve ser máxima, desde a sua origem até o seu ponto de inserção.

A musculação pode limitar a flexibilidade?

Uma ótima pergunta feita ao longo do tempo.

Se combinado com o trabalho de força, esse prejuízo pode ser evitado.

Já se sabe, que não existem impedimentos para a coexistência entre flexibilidade e hipertrofia muscular nas mesmas zonas corporais.

O treinamento da flexibilidade deve ter sessões frequentes, sempre seguidos de um aquecimento otimizados.

E quando for constatado o aparecimento de dores, devem-se interromper as sessões para que não ocorra qualquer tipo de lesão mais séria. 

Levando em consideração que dor é diferente de desconforto.

Em treinamento o bom desenvolvimento da flexibilidade facilita o aperfeiçoamento da técnica dos esportes.

Nas condições de melhora na agilidade, força e velocidade.

Além disso, auxilia como fator preventivo contra lesões e contusões.

E provoca um aumento na capacidade mecânica dos músculos, articulações e o aproveitamento econômico de energia durante o esforço.

Então, como você vai fazer na prática?

É importante conhecer a ADM de uma articulação e do grupo de articulações. 

A amplitude dos movimentos, e porque treinar, para que treinar e como treinar?

Tendo clareza na especificidade do treinamento, fará a diferença para você conseguir os melhores resultados.

Existe sempre um  caminho que você deve seguir.

Então, vai pra cima e segue o RUMO 🚀 

Publicidade

Autor: NINO SEVERIANO

Graduado em Educação Física Bacharelado e Licenciatura Uni-bh; Pós Graduado em Treinamento Desportivo IBE/FACEL; Especialista em Esportes e Atividades Físicas Inclusiva para Pessoas com Deficiência UFJF; Especialista em Mídia na Educação UFSJ, Palestrante de temas relacionado com Atividade Física, Saúde e Qualidade de vida APLICAÇÃO 100; Programa Rumo Metodologia aplicada à Resultados com Movimentos; Consultor e Assessor Esportivo, Ex-Atleta de Futebol, Preparador Físico e Treinador de Futsal e Futebol; Ex-Supervisor Geral das categorias de base do América Futebol Clube-MG; Inovador dos Métodos de Testes, Medidas e Avaliações personalizadas e coletivas, Ex-Coordenador de Educação Física da Rede Municipal de Educação de Vespasiano-MG; Ex-Coordenador de Esportes da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Vespasiano-MG; Ex-Coordenador da Escola de Esportes Lagoa Santa/NSED, Ex-Preparador Físico da Equipe de Futebol Profissional do Minas Boca de Sete Lagoas/MG; Comentarista de futebol convidado Rádio CBN/Globo FM 106.1/AM1150 cbn.com.br/; Ex-Secretário de Cultura e Turismo de Santa Luzia, Minas Gerais; Consultor de Marketing digital e Customer Hero; CEO da NSEDaplicação10; Método Rumo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: