Atividade Física e o Coração

Todos estão em busca da qualidade de vida, corpos atléticos “sarados”. No entanto, deve se ter alguns cuidados quando quiser ficar fisicamente ativo.

Não há espaço para o bom pra mim, é bom pra ti! Na atividade física tem muitos fatores que devem ser respeitados um deles é a individualidade biológica entre outros.

Devemos conhecer o que escolhemos para a manutenção da saúde e qualidade de vida;  sabemos que quando esforçamos, naturalmente cansamos o esforço pode ser físico ou mental, mas ambos são extremos o primeiro de repente até pode ser fácil mensurar ou observar quando um indivíduo está cansado, já o cansaço mental esse é mais difícil, no entanto acarreta o cansaço físico; Mens sana in corpore sano (“uma mente sã num corpo são”), entendo que não separa o corpo da mente, da cabeça mais precisamente. 

Deste modo, posso afirmar que um corpo saudável é um corpo em movimento, o cansaço físico esse pode ser controlado tanto nas atividades programadas, quanto a não programada do dia a dia,  a recuperação e a  compensação, ou seja: para uma vida harmoniosa, saudável se faz necessário ter uma vida ativa, não que ser ativo seja movimentada, mas que o movimento seja o ideal para o seu corpo, e a recuperação deve ser feita, o descanso o  repouso para ter uma compensação futura na atividade que irá realizar seja ela programada, esportiva, laboral ou outra que poderá lhe  acontecer por imediato.

Na fisiologia entende que todo movimento que é exercido pelos músculos que leva a gastar energia acima dos níveis de repouso é classificado como atividade física. Então como saber desse nível de repouso, como saber se estamos repousados? Ou que uma pessoa esta repousada?    Sim podemos saber isso através da Frequência Cardíaca que é o ritmo que o coração bate por minuto, esse  ritmo tem relação com a idade, peso e altura corporal, e outros fatores intrínsecos e extrínsecos, bem como do estado físico de cada um. O coração bate em determinada frequência quando estamos parados, e quando movimentamos tende  a aumentar esses batimentos aumentando a frequência, a frequência cardíaca determina a intensidade do esforço na atividade física, ela  dita o ritmo se o esforço que está a fazer esta compatível com seu estado físico no momento. A frequência cardíaca altera com a atividade física, durante a atividade normalmente a um acréscimo no número de batidas do coração por tempo realizado. No entanto,  quando parar o  ritmo  deve voltar ao normal.

A atividade física é ótima pra condicionar o ritmo das batidas do coração, ela condiciona o batimentos cardíaco, e  consecutivamente o volume sanguíneo e   a  intensidade da circulação, através da atividade aeróbia. A atividade física, principalmente a de longa duração, e  uma    intensidade   baixa como a caminhada, natação e outras, são conhecidas como  aeróbia que  necessita a captação de oxigênio para metabolizá-la energia dentro da célula,  é ótima para melhorar e condicionar a frequência cardíaca, no entanto tem alguns cuidados que devem se ter em relação a mesma e outras atividades; antes de iniciar se com um programa de atividade física, seja por lazer ou por esporte é de suma importância passar por uma avaliação do seu estado físico que após a coletas dos dados e com a análise dos resultados,  irá determinar a melhor atividade sem confrontar com os seus objetivos.

Não dá para brincar quando o assunto  é saúde,  o    seu coração agradece!

AGITA GALERA CIDADE ATIVA VIDA SAUDÁVEL

NSED             Nino Severiano Educação & Desporto

 

Anúncios

Uma resposta em “Atividade Física e o Coração

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s