BENEFÍCIOS DA HIDROGINÁSTICA NA TERCEIRA IDADE

hidro

A hidroginástica é considerada uma excelente atividade para idosos. Os exercícios aquáticos permitem a estas pessoas uma prática segura, sem estresse em articulações e com um risco mínimo de sofrerem lesões. O mais importante é que na água, com a relativa diminuição do peso, eles conseguem realizar “proezas” que não podiam nem imaginar.

Os benefícios alcançados com a prática regular da hidroginástica tendem a se intensificar com a idade. Por exemplo:

* Redução das dores (artrite, costas, etc);

*  Aumento da capacidade pulmonar;

*  Melhora da flexibilidade, força e tônus muscular;

*  Manutenção de uma boa composição corporal;

*  Controle da pressão sanguínea;

*  Regulação dos níveis de açúcar e colesterol;

*  Manutenção da densidade óssea;

*  Melhora das funções mentais;

*  Regulação do sono;

*  Melhora a disposição e do bem-estar;

*  Aumento da energia e da perspectiva de vida.

Programa de hidroginástica na terceira idade:

Na elaboração de um programa de hidroginástica para idosos deve-se ter em mente as possíveis degenerações que podem ocorrer com o envelhecimento. A partir daí sua estruturação acontecerá objetivando a inversão ou a suavização desses efeitos negativos. A proposta de um programa básico poderá ser seguida e incrementada com algumas particularidades necessárias na atividade com idosos.

No atendimento dessa clientela pode-se diferir o desenvolvimento do trabalho conforme as necessidades apresentadas individualmente. A hidroginástica poderá proporcionar tanto um treinamento leve e fácil quanto um pesado e difícil, dependendo de como o movimento é utilizado, sendo que pessoas com vários níveis de dificuldade podem participar em seu próprio ritmo.

Em alguns grupos as atividades que predominam são interativas. Visam a uma maior descontração, diversão e socialização do grupo, não devendo, no entanto, deixar de enfatizar também as atividades musculares e de condicionamento físico.

O ideal é que a hidroginástica seja praticada de forma regular, com uma freqüência de no mínimo três vezes por semana, podendo chegar a cinco vezes. O trabalho deve desenvolver-se progressivamente, aumentando gradualmente as demandas do corpo.

Os exercícios devem ser praticados numa intensidade que se possa manter durante a maior parte da aula, devendo a freqüência cardíaca permanecer na zona alvo de trabalho.

A seleção musical utilizada nas aulas pode exercer bastante influência no grupo. As músicas escolhidas devem agradar, envolver os alunos, fazendo-os até mesmo relembrar bons momentos vividos.

Autor: NINO SEVERIANO

Graduado em Educação Física Bacharelado e Licenciatura Uni-bh; Pós Graduado em Treinamento Desportivo IBE/FACEL; Especialista em Esportes e Atividades Físicas Inclusiva para Pessoas com Deficiência UFJF; Especialista em Mídia na Educação UFSJ, Palestrante de temas relacionado com Atividade Física, Saúde e Qualidade de vida APLICAÇÃO 100; Programa RWMO Metodologia aplicada à Resultados com Movimentos; Consultor e Assessor Esportivo, Ex-Atleta de Futebol, Preparador Físico e Treinador de Futsal e Futebol; Ex-Supervisor Geral das categorias de base do América Futebol Clube-MG; Inovador dos Métodos de Testes, Medidas e Avaliações personalizadas e coletivas, Ex-Coordenador de Educação Física da Rede Municipal de Educação de Vespasiano-MG; Ex-Coordenador de Esportes da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Vespasiano-MG; Ex-Coordenador da Escola de Esportes Lagoa Santa/NSED, Ex-Preparador Físico da Equipe de Futebol Profissional do Minas Boca de Sete Lagoas/MG; Comentarista de futebol convidado Rádio CBN/Globo FM 106.1/AM1150 cbn.com.br/; Ex-Secretário de Cultura e Turismo de Santa Luzia, Minas Gerais; Consultor de Marketing digital e Customer Hero; Diretor presidente da NSEDaplicação100.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.