A hidroginástica é considerada uma excelente atividade para idosos. Os exercícios aquáticos permitem a estas pessoas uma prática segura, sem estresse em articulações e com um risco mínimo de sofrerem lesões. O mais importante é que na água, com a relativa diminuição do peso, eles conseguem realizar “proezas” que não podiam nem imaginar.
Os benefícios alcançados com a prática regular da hidroginástica tendem a se intensificar com a idade. Por exemplo:
* Redução das dores (artrite, costas, etc);
* Aumento da capacidade pulmonar;
* Melhora da flexibilidade, força e tônus muscular;
* Manutenção de uma boa composição corporal;
* Controle da pressão sanguínea;
* Regulação dos níveis de açúcar e colesterol;
* Manutenção da densidade óssea;
* Melhora das funções mentais;
* Regulação do sono;
* Melhora a disposição e do bem-estar;
* Aumento da energia e da perspectiva de vida.
Programa de hidroginástica na terceira idade:
Na elaboração de um programa de hidroginástica para idosos deve-se ter em mente as possíveis degenerações que podem ocorrer com o envelhecimento. A partir daí sua estruturação acontecerá objetivando a inversão ou a suavização desses efeitos negativos. A proposta de um programa básico poderá ser seguida e incrementada com algumas particularidades necessárias na atividade com idosos.
No atendimento dessa clientela pode-se diferir o desenvolvimento do trabalho conforme as necessidades apresentadas individualmente. A hidroginástica poderá proporcionar tanto um treinamento leve e fácil quanto um pesado e difícil, dependendo de como o movimento é utilizado, sendo que pessoas com vários níveis de dificuldade podem participar em seu próprio ritmo.
Em alguns grupos as atividades que predominam são interativas. Visam a uma maior descontração, diversão e socialização do grupo, não devendo, no entanto, deixar de enfatizar também as atividades musculares e de condicionamento físico.
O ideal é que a hidroginástica seja praticada de forma regular, com uma freqüência de no mínimo três vezes por semana, podendo chegar a cinco vezes. O trabalho deve desenvolver-se progressivamente, aumentando gradualmente as demandas do corpo.
Os exercícios devem ser praticados numa intensidade que se possa manter durante a maior parte da aula, devendo a freqüência cardíaca permanecer na zona alvo de trabalho.
A seleção musical utilizada nas aulas pode exercer bastante influência no grupo. As músicas escolhidas devem agradar, envolver os alunos, fazendo-os até mesmo relembrar bons momentos vividos.