O Vestibular mais difícil…

POR: NINO SEVERIANO

Em tudo que se busca fazer deve ser feito da melhor forma, uma vez escutei uma frase que falava da importância de se ter o conhecimento adquirido pela educação na escola, então fui fazer parte dela; no entanto, acredito que com os acontecimentos nos dias de hoje, somente isso não basta. Vários fatores fazem com este preceito fica prejudicado, a desvalorização em todos os eixos, dos professores e funcionários, principalmente da educação pública aquela que atende a maior demanda dos alunos no nosso país, faz com que interrompe os objetivos traçados a médio, curto e a longo prazo; não se pode planejar algo sem depender de outro na realização; “greve”, parada, interrupção de projeto, desvalorização na educação básica.

A educação que não se faz sozinha é um processo que está alem dos muros da escola dependendo da interação entre pais, alunos, escola e sociedade; hoje em dia, e cada vez mais sendo desmoralizada por todos envolvidos no processo, os pais que faz de conta que educa e passam toda responsabilidade à escola que faz de conta que ensina, os alunos que faz de conta que aprende os governantes que faz de conta que pagam por estes serviços, a sociedade que faz de conta que tudo está bem, ou seja viva no país das maravilhas.

Antigamente entendia-se que os professores eram de suma importância na vida do educando…, hoje a vida educa mais? A sociedade educa mais? A cobrança é maior? A educação é tradicionalista…? Momento para reflexão será o porquê disto fica uma pergunta, Seria por citado anteriormente? Ou a valorização em nosso meio se dá por aqueles que estão melhor colocados financeiramente, ou profissionalmente; cultura capitalista; para alcançar esse patamar precisa está bem com a educação que se tem? Acredito sempre que a educação faz parte de todo o processo para alcançar o que almeja, isso acontece em toda atuação profissional, um exemplo para reflexão posso dizer através de conhecimento na área o que muitos dizem até mesmo sem saber, os jogadores de futebol! Aqueles que “não estudaram…., que não vão a escola…, ganham um caminhão de dinheiro…”; posso dizer que no Brasil os garotos já nascem com uma bola no pé, então fica fácil; acredito que está é a maior mentira que se pode falar para uma criança que queira ser jogador de futebol profissional.

Precisamos passar para os garotos que somente através da educação, da escola regular e comprometida que podemos almejar o sucesso jogando futebol que é uma carreira difícil de se alcançar e curta profissionalmente, posso citar que no nosso país somente uma parcela pequena é bem sucedida neste esporte fazendo que esta profissão antes de ser alcançada passa por uma avaliação que no mínimo 04 anos de vestibular onde pouco consegue prosseguir fazendo com que seja o mais difícil e concorrido entre outras profissões, fatídico, é assunto que dá para desenvolver em simpósio; são vários os fatores que faz com que o esporte mais praticado no país somente uma parcela de milhares de alunos atletas alcance o que almeja, e “outros” lucram com ele. Então enfatizo que precisamos investir na educação de nosso país, pois, com ela tudo pode acontecer e para ser um jogador de futebol bem sucedido atuar nos gramados do país e no exterior o conhecimento dará um suporte para aqueles que pretendem alcançar o sucesso e não ser enganados com falsas promessas e com os vilões que estão envoltos no esporte, no entanto acredito que não existe vestibular difícil, a escolha que deve ser correta, a escolha começa nas ações que aprendemos na escola formal e na escola da vida e cada um deve ter ciência disto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s