Conceitos básicos na Educação Física

Por: Nino Severiano

A Educação Física (EF) trabalha a cultura corporal do movimento e desenvolvimento humano, nos jogos, esportes, danças, lutas, ginásticas e manifestações culturais; ou seja atividade física diversa.

A atividade física (AF) é entendida como todo movimento exercido pelos músculos que leva o gasto de energia acima do nível de repouso (descanso absoluto), é classificado como aeróbia aquela de longa duração e baixa intensidade como caminhar 30 minutos por exemplo nesta atividade necessita de captação O2 (Oxigênio), como energia para melhor desempenho; e anaeróbia aquela de curta duração e alta intensidade como exemplo: levantamento de peso, correr 50 metros numa maior velocidade; nesta atividade utiliza-se de fonte rápida de energia já armazenada na musculatura ATP/CP (adenosina trifosfato/creatina fosfato), não necessita de O2 como fonte de energia.

A Freqüência cardíaca (FC) é o ritmo das batidas do coração que em repouso gira em torno de 72 bpm (batidas por minuto) em pessoas normais. Em AF a FC tende aumentar o ritmo no entanto quando parar a AF o ritmo deve retornar ao normal, AF aeróbia é ótima para melhora cardiovascular, melhorando o ritmo cardíaco. A FC tem seu ritmo máximo ou seja FC Máxima que é a idade do individuo subtraída por 220; uma pessoa com 20 anos o seu coração bate 200bpm a FC máxima, por exemplo. A FC tem relação direta com a pressão arterial (PA), quando a FC aumenta a PA também aumenta isso fica evidente em atividade física, no entanto em repouso as mesmas devem ficar no seu nível normal.

Pressão arterial (PA) é definida como esforço do sangue nas paredes das artérias numa sístole ventricular, que em indivíduos normais deve ser de 120/080 mmHg (milímetros de mercúrio) acima desse dado é considerada pressão alta (hipertensão), vários fatores pode desencadear a hipertensão arterial como exemplo: emocional, hormonal, sedentarismo, altura, peso, ambientais e outros. A atividade física aeróbia é ótima para controle PA.

Obesidade é entendida como acúmulo de excessivo de gordura corporal que de acordo com índice de massa corporal (IMC) igual ou acima de 30, considerada o mal que assola a humanidade, deste modo deve ser tratada como questão de saúde pública, ocorre por distúrbio hormonal, inatividade física, má alimentação e por questão psicológica como exemplos. No entanto não se deve tentar somente com o IMC para saber se está com o peso corporal normal, o ideal é sabermos do peso total qual o percentual de gordura se tem, deste modo deve fazer uma avaliação mais detalhada a esse respeito não somente subir na balança e achar que esta cima do peso ou obeso, os dados tem que ser fidedignos e a coleta correta para ter os resultados almejados. A AF aeróbia é ótima para redução de gordura corporal no entanto para melhor desempenho deve se ter também uma dieta balanceada para alcançar os objetivos.

Categorias: Educação Física, Escola, Esporte, Futebol, Informativo, Motivação

22 comentários em “Conceitos básicos na Educação Física

  1. me ajudou no trabalho de física , obg prof° gostei muito também!
    Bahia – Itabuna ( Cailane Severiano ) :] tenho o msmo sobrenome que o seu ^^

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: