24/04/2009- CFALS investe em novos projetos

O Centro de Formação de Atletas de Lagoa Santa tem projetos importantes e
se prepara para disputar o Campeonato Mineiro

Buscando incentivar o sonho de jogar futebol e ir além, apostando na formação de adultos conscientes, o Centro de Formação de Atletas de Lagoa Santa investe em novos projetos e perspectivas. Com planos de ampliar a escolinha, abrangendo outras modalidades de esporte e também com uma parceria com a UNI-BH para trazer estagiários que colaborem nos treinos e na preparação dos atletas, o Centro de Formação de Atletas de Lagoa Santa deseja ensinar a arte do futebol com uma metodologia diferenciada.
De acordo com um dos coordenadores da escolinha, Nino Severiano, uma nova forma de estruturação e organização da escolinha está sendo estudada, para transformá-la em um verdadeiro centro desportivo. Com uma quadra poliesportiva disponível de manhã e a tarde, os planos são de aproveitar melhor a área para prática de esportes, incluindo o futebol feminino e também o handebol. E para auxiliar nos treinos, o Centro de Formação de Atletas conta com estudantes da faculdade UNI-BH, estagiários do curso de Educação Física que trabalham juntamente com os coordenadores. Futuramente há intenção de trazer para o Centro de Formação de Atletas, estagiários de fisioterapia e de nutrição.
Outra mudança fundamental no sistema da escolinha é a implantação do centro pedagógico, para formação de atletas. Mais do que profissionais do esporte, a escolinha visa preparar as crianças e adolescentes que frequentam o local em verdadeiros cidadãos. A iniciativa tem como objetivo preparar essas crianças para não ter somente o futebol como opção, mas também conseguir a realização destes em outras profissões, caso não tenham sucesso neste meio. “A cultura do brasileiro é que todo mundo sonha em ser jogador. A gente tem que trabalhar em cima disso: primeiro a escola. Por que se amanhã ele não conseguir ser um jogador de futebol ele se formou como cidadão e pode buscar uma outra profissão, não é só o futebol”, explica o treinador.
A metodologia aplicada é a mesma da escola. Para jogar, a criança deve ser freqüente na escola, apresentar bom comportamento e boas notas. “A gente vai cobrar o boletim. Se o menino não fez o para casa, vai sentar aqui na hora do treino para fazer”, afirma. A escolinha conta ainda com a ajuda de assistência social, para comparecer na escola, acompanhando o desempenho das crianças participantes.
Atualmente a escolinha do Campo da Lagoa conta com cerca de 80 atletas mirins, entre 6 e 17 anos, divididos nos turnos da manhã e tarde. Os treinos são realizados as terças e quintas-feiras e além de Nino, as crianças são treinadas pelo coordenador Ernane e pela estagiária Caroline. Segundo Nino a escolinha já chegou a ter 150 atletas, mas ele destaca a queda na procura e convida aos interessados para procurarem a coordenação da escolinha. As crianças pagam uma mensalidade simbólica de R$25.
Hoje o centro de formação de atletas de Lagoa Santa treina para disputar o campeonato mineiro promovido pelo instituto mineiro de escolas de futebol (IMEF). O campeonato conta com a participação de várias cidades de todo o estado. O treinador Nino conta que a escolinha já deixou de participar de vários campeonatos, inclusive em outro estado, por falta de patrocínio e ressalta que a participação de toda sociedade no processo de formação de atletas e cidadãos é fundamental e quem ganha é a própria comunidade.
Segundo o pai de Pedro Henrique Silva Souza, uma das crianças que treinam na escolinha, o Centro de Formação de Atletas tem uma atuação essencial na vida dessas crianças. “Pra mim tem muita importância. A principal delas é a integração da criança com a sociedade. O esporte é muito importante, pois ocupa o tempo dele e também dá a oportunidade do menino se tornar um craque do futebol brasileiro. Pra mim é nota 10!”

1601_1640 1601_1641

Estagiária de Educação Física Caroline e os alunos do CFALS

Fonte: lagoasantanotícias

Autor: NINO SEVERIANO

Graduado em Educação Física Bacharelado e Licenciatura Uni-bh; Pós Graduado em Treinamento Desportivo IBE/FACEL; Especialista em Esportes e Atividades Físicas Inclusiva para Pessoas com Deficiência UFJF; Especialista em Mídia na Educação UFSJ, Palestrante de temas relacionado com Atividade Física, Saúde e Qualidade de vida APLICAÇÃO 100; Programa RWMO Metodologia aplicada à Resultados com Movimentos; Consultor e Assessor Esportivo, Ex-Atleta de Futebol, Preparador Físico e Treinador de Futsal e Futebol; Ex-Supervisor Geral das categorias de base do América Futebol Clube-MG; Inovador dos Métodos de Testes, Medidas e Avaliações personalizadas e coletivas, Ex-Coordenador de Educação Física da Rede Municipal de Educação de Vespasiano-MG; Ex-Coordenador de Esportes da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Vespasiano-MG; Ex-Coordenador da Escola de Esportes Lagoa Santa/NSED, Ex-Preparador Físico da Equipe de Futebol Profissional do Minas Boca de Sete Lagoas/MG; Comentarista de futebol convidado Rádio CBN/Globo FM 106.1/AM1150 cbn.com.br/; Ex-Secretário de Cultura e Turismo de Santa Luzia, Minas Gerais; Consultor de Marketing digital e Customer Hero; Diretor presidente da NSEDaplicação100.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.