Metabolismo e Atividade Física – Os “fat burner” queimadores de gordura. Quer EMAGRECER então leia até o final!

Quem não pensou, pelo menos uma vez na vida, em tomar uma pílulazinha para reduzir a quantidade de gordura corporal. No mercado hoje em dia diversas substâncias com efeitos diversos estão a venda. Será que elas funcionam? Para entendermos este fato vamos verificar como isto funciona. 

Toda vez que apresentamos um consumo elevado de gordura ou uma sobra de energia teremos o direcionamento deste excedente para o tecido adiposo (região que estoca gordura em nosso organismo). Na prática estaremos engordando. Nesta época do ano quando o efeito climático (frio) nos estimula a consumir mais alimento, facilmente ganhamos reforço na gordura corporal. A preocupação é: como eliminar posteriormente este excesso? Muitos acreditam que exista a pílula mágica, que na prática significa a terceirização das consequências do consumo elevado (ou errado) de alimentos. Terceirização pois o indivíduo atribui ao suplemento (ou medicamento) a responsabilidade de correção do problema. A maioria destes suplementos (ou medicamentos) que propõem auxiliar a queima da gordura, podem Ter seu efeito em dois pontos: 1) nas reservas de gordura – tecido adiposo ou, 2) nos músculos – onde a gordura é “queimada”. 

O primeiro ponto é quanto a liberação de gordura das reservas. Imaginem se o nosso fogão doméstico tivesse uma forma de captar o gás não queimado e devolve-lo para o butijão. É mais ou menos assim que funciona nosso organismo, ou seja toda gordura excedente que não foi queimada retorna para o depósito. Assim não adianta tentar retirar esta gordura do reservatório que o fator limitante é a queima. 

O segundo ponto é a capacidade de “queima” (oxidação muscular) da gordura. Esta queima é determinada pela adaptação do músculo ao esforço. Por exemplo, uma pessoa que faz atividade regularmente, ou seja três vezes por semana. Ela apresenta maior capacidade de “queima” de gordura que uma sedentária. Existem ainda variações de treinamento, porém não iremos discutir neste artigo. Esta capacidade é individual e seria semelhante a potência de um motor. Para exemplificar, vamos supor que você tenha mil litros de combustível e tenha que “queima-los” no menor tempo possível. A sua disposição estão três veículos: uma moto 125 cc, um carro 1.000 cc e um outro carro 4.000 cc. Como a idéia é queima no menor espaço de tempo o mais eficiente para isso é o motor mais potente ou seja o 4.000cc. No mercado existem alguns suplementos denominados “fat burner” que se propõem a elevar a “queima” de gordura com base em uma substância denominada carnitina. Esta por sua vez atua no transporte da gordura para a região onde ela é oxidada nos músculos. Novamente a polêmica, não adianta transportar mais pois a capacidade de “queima” é determinada pelo índice de treinamento dos músculos. Outro ponto importante é que o transporte de gordura para os músculos supera a capacidade de “queima”, ou seja não irá faltar gordura por isso. 

Desta forma fica claro, não existe “bola” mágica como muitos gostariam, existe uma mudança de hábitos tanto nutricionais quanto em relação a atividade física.

Se você tem interesse em conhecer o nosso método e participar do desafio 27 dias para alcançar os seus resultados.
Favor preencher o formulário abaixo e deixe o seu WhatsApp no comentário que entraremos em contato.

 

cropped-capa-youtube.jpg
_____
Artigo Autor: Antonio Herbert Lancha Jr. Fonte: bemstar

Autor: NINO SEVERIANO

Graduado em Educação Física Bacharelado e Licenciatura Uni-bh; Pós Graduado em Treinamento Desportivo IBE/FACEL; Especialista em Esportes e Atividades Físicas Inclusiva para Pessoas com Deficiência UFJF; Especialista em Mídia na Educação UFSJ, Palestrante de temas relacionado com Atividade Física, Saúde e Qualidade de vida APLICAÇÃO 100; Programa Rumo Metodologia aplicada à Resultados com Movimentos; Consultor e Assessor Esportivo, Ex-Atleta de Futebol, Preparador Físico e Treinador de Futsal e Futebol; Ex-Supervisor Geral das categorias de base do América Futebol Clube-MG; Inovador dos Métodos de Testes, Medidas e Avaliações personalizadas e coletivas, Ex-Coordenador de Educação Física da Rede Municipal de Educação de Vespasiano-MG; Ex-Coordenador de Esportes da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Vespasiano-MG; Ex-Coordenador da Escola de Esportes Lagoa Santa/NSED, Ex-Preparador Físico da Equipe de Futebol Profissional do Minas Boca de Sete Lagoas/MG; Comentarista de futebol convidado Rádio CBN/Globo FM 106.1/AM1150 cbn.com.br/; Ex-Secretário de Cultura e Turismo de Santa Luzia, Minas Gerais; Consultor de Marketing digital e Customer Hero; CEO da NSEDaplicação10; Método Rumo.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.